22 de fevereiro de 2012

Fan Fiction.

Fanfiction, Fanfic, FF ou Fic trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial de obras anteriormente publicadas, a qual faz referência ou utiliza elementos ou personagens.

Não sei se alguém aqui lê ou sabe o que é Fan Fiction. Em termos menos técnicos, são textos (Curtos, Oneshot. Ou longos, Longfic) que se baseiam em obras já consagradas. Os mais comuns são de The Vampire Diaries, Twilight, Harry Potter, Percy Jackson and the Olympians, Lord of the rings... E outros relacionados a mangás e animes mas, eu não acompanho esses.

Como o nome diz - Fan Fiction = Ficção de fãs - as fics mostram o ponto de vista dos leitores/telespectadores sobre determinada obra e pode se basear em filmes ou livros, ou nos dois.  Os escritores, Fanfiction author, utilizam-se não só dos personagens originais, podem utilizar locais, referencias e criar histórias totalmente novas. Por isso, não é considerado Plágio.

Há vários tipos de Fanfics, umas mudam completamente a vida do personagem, utilizam só os nomes, ou os atores - fics sobre filmes, por exemplo -. As mais embaraçosas que já li o autor misturava histórias independentes, como Crepúsculo e Meninas Superpoderosas ou Star Wars e Harry Potter... São   as Crossover fics.

Existe algum preconceito sobre as fanfics. Tem muito texto porcaria, muita gente que finge que escreve, mas também há muito escritor talentoso e ao contrario do que parece não é 'uma terra de ninguém.' Há regras para quem publica e de certo modo os autores das obras original reconhecem o trabalho dos fãs e outros que proíbem totalmente essas obras.

Eu acompanho dois sites de FanFics: O fanfiction.net (em inglês, mas há publicações em português) e o Nyah! Fanfiction (em portugês). Quem estiver curioso, dá uma olhada. Quem já conhece/lê é só falar da roupa da rainha.

Posto minha Fic no Fanfiction.net. Clica aqui.