13 de fevereiro de 2012

Mil Palavras.

Chegamos a nossa última parada. E essa vai ser longa.

Salvador é uma cidade linda, mas nem todos podem ou sabem aproveitar o que ela tem a oferecer. Eu tenho a sorte de ter mãe e pai que moraram na cidade por muitos anos e a conhecem muito bem.

O ‘roteiro’ que vou mostrar não esta nos grandes circuitos turísticos, muito menos em pacotes de agencia de viajem. Encontre um bom Guia local, calce seus sapatos mais confortáveis e não carregue nada que possa ser roubado, pese mais que 100g ou compre mais que um souvenir bobo.

Saímos no começo da tarde. Pegamos um ônibus até o terminal da Barroquinha, que fica na parte mais antiga de Salvador. Andamos por, pelo menos, cinco horas depois disso.

Praça Castro Alves – Avenida 7 – Pelourinho – Terreiro de Jesus – Elevador Lacerda – Mercado Modelo – Cruz caída – Ladeira do Taboão - Praça da Sé

Disseram-me que uma imagem vale mais que mil palavras. Imagens e vídeos valem quantas!?


Ladeira da Montanha. Tem uma história interessante e é marcada pela protituição, é bonita de ver de longe... e um lugar bem perigoso.
Sede original do JORNAL A TARDE, Praça Castro Alves. Esta sendo restaurado e convertido em Hotel.
Clássico: Elevador Lacerda

Mercado Modelo.
Vista do 2° andar do Mercado Modelo

Camisas pintadas a mão por um artista de rua. Pelourinho.
Igreja de 1873. No Pelourinho. Não recordo o nome.



Pelourinho. Encantador.

Mostrei muitos lugares apaixonantes, muitas fotos lindas e recebi muitos comentários de leitoras encantadas. Porém é bem hipócrita fingir que problemas não existem. Existem sim. 

Existe muita favela, muita insegurança, fome, miséria e abandono como em qualquer outro lugar. Como qualquer cidade antiga tem muito abandono e me doeu muito ver locais com tanta história e tanta magia servindo de abrigo às drogas, ou escorado por vigas para não desabar. 

Vivem como se 500 anos de história fossem sobreviver com as próprias pernas, e os que não se mantiverem em pé, será apenas menos uma casa velha. É triste perceber que talvez meus netos não conheçam lugares tão lindos e que pessoas que moraram a vida inteira aqui não sabem a beleza de onde vivem e pouco fazem para manter tal beleza. 

Essa fase do Guia termina aqui. A coluna continua em aberto e com o tempo e à medida que eu conheça mais vou contando um pouquinho não só de Salvador mais da Bahia inteira.


Reprodução Total ou Parcial das imagens PROIBIDA.Com base na obra disponível em milalices.blogspot.com.
Os Direitos autorais são protegidos pela lei 9610/98. Copiar arquivos sem prévia autorização é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Essa viagem começou aqui.