17 de julho de 2012

Bruxas, Bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar


Existem livros e Livros. Cada leitor tem seus gostos, seus ensaios e cada história admite uma interpretação individual. Bruxas, Bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar me proporcionou uma tarde encantadora, mas não é para qualquer Leitor. 

O livro é o segundo volume da série Contos de Fadas Celtas, organizado pela Editora Martin Claret através de uma seleção de contos do folclorista australiano Joseph Jacobs. Bruxas, Bruxos traz contos oralmente difundidos no oeste da Europa, Grã-Bretanha e Irlanda e atribuídos, em geral, a mitologia Céltica. 

Por se tratar de histórias difundidas oralmente através do tempo há passagens um pouco confusas que exigem algum conhecimento histórico anterior; as ilustrações são um espetáculo a parte; e é inevitável relembrar a infância ou alguma história que a vó contou algum dia. 

A coletânea de pequenos contos nos transporta a uma atmosfera medieval deliciosa onde as estórias da Boa Gente* parece tão real quanto inacreditável. Nem sempre são bruxos com capas e varinhas, há magos, duendes e gigantes, mas magia e nomes impronunciáveis - como Anshgayliacht, Daghda, Teirnyon - garantem ótimos feitiços. 

Bruxos, Bruxas traz uma linguagem simples, histórias fluidas e eu tive a sensação de estar sentada em um salão medieval com um trovador cantando folclores de um povo distante e completamente real. Para quem ama ler e gosta de história eis um prato encantador para uma tarde chuvosa. 

Ela levantou e acendeu a vela. Foi achar Owen a meio caminho da chaminé com as mãos agarradas na curvatura, todo preto de fuligem! Tinha apenas uma bota nos pés, pois a ponta da outra tinha golpeado Margaret, e foi isso que a fez acordar.” – O sonho de Owen O’ Mulready, pág 104

*A boa gente: Segundo a mitologia celta, os humanos dividem espaço com outros seres, conhecidos como Sidhe ou A boa gente, seres mágicos, como fadas e duendes, que interferem na vida humana com seus poderes fantásticos.

Ps: Blog ainda em Hiatus!