24 de julho de 2012

Politicamente correto

Tumblr_m7knvgenvm1r7gljio1_500_large
Imagem: We Heart It

Faz tempo que quero participar de algo maior, me sentir útil e ajudar as pessoas. Esse foi outro motivo para o hiatus do blog, eu queria ter tempo e me dedicar a algum projeto de determinada ONG. 

Tentei todas as organizações que, eu conheço e, prestam algum serviço social com o qual me identifique. E nenhuma parecia dispostas a aceitar minha ajuda, vi suas portas fechadas. Posso estar errada e ter interpretado tudo muito mal, isso é completamente pessoal. 

No tempo que estive procurando, me candidatando, vi e ouvi muita coisa: Uma Organização pedia uma taxa de inscrição para participar de um curso e talvez ser chamado a ser voluntário; A outra era completamente inflexível quanto a horários; Na terceira, precisei do pessoal dessa ONG em uma situação, entrei em contato. Eles disseram que iam ajudar e até hoje eles não me responderam se tiveram êxito ou não. Nada. 

Recentemente entrei em contato com a coordenadora de uma. Era minha última tentativa e, principalmente, porque eu achei que minha vivência lá poderia ajudar em Coragem. Inteirei-me dos projetos, conversamos por e-mail, telefone e na hora do encontro, de começar a trabalhar, a mulher sumiu. 

Desapareceu como se nunca tivesse combinado nada comigo e, sim, ela continua trabalhando no projeto que eu queria e podia colaborar. A única coisa que tive foi um telefonema: “Se você ainda tiver interesse... agente pode ver outra forma”. 

Sou eu que não estou ciente das práticas do meio ou as coisas estão realmente erradas? Aceito que deve haver regras, que eles não podem aceitar TODO MUNDO que diz que quer ajudar... mas não tem uma história de que toda ajuda é Bem vinda? 

Não entendo. Simplesmente não entendo com pode querer ajudar e não lhe deixarem. Depois líderes de mil e uma ONG's aparecem na mídia dizendo que a sociedade não colabora com o trabalho deles. Depois, depois...