7 de setembro de 2012

7 on 7 project: Setembro

Outro dia, estava batendo perna com a Drika Guimaraes aqui em Aracaju e, não lembro como, veio o assunto Graffiti, arte de rua, fotografia... e desse passeio surgiu a ideia do 7 on 7 desse mês.

Graffiti é um tipo de intervenção artística existente desde o império Romano. Considerado arte urbana atualmente, se popularizou a partir de maio de 1968, quando os muros de Paris foram tomados por inscrições de caráter poético-político. No Brasil, surgiu em São Paulo por volta da década de 1970, mas só ampliou sua presença para as periferias no rastro do movimento hip-hop lá para a década de 1990.

O Graffiti pode ser considerado por muitos como pichação, mas não é uma denominação correta. As intervenções visuais do movimento - que pode ser vista em ruas e prédios pelas grandes cidades mundo a fora - não carregam inscrições pejorativas ou insignias de contraventores, e sim denominações culturais e desenhos carregados de cores, arte e significados explícitos.

Quem quiser saber mais sobre Graffiti, essa matéria do portal Outras Palavras é incrível. 

Faz um mês que tenho saído as ruas de Aracaju com minha câmera fotográfica, e alguma Coragem, registrando esse tipo de intervenção. Desde ontem, todas as fotos podem ser vistas no Flickr do Mil Alices e essas são as minhas escolhas de sete melhores:


Esse Grafiti é na Esquina da Rua Maruim com a Avenida Ivo do Prado. Já está bem velhinho, mas eu adoro. O ônibus sempre passava nessa rua quando eu voltava da escola e sempre prestava atenção no prédio por que funcionava a redação de um jornal. Um dia eu passei e a parede estava branca e no dia seguinte esse homem estava apontando para o rio.


 Essa menina é na Avenida Rio Branco (Rua da Frente).



Os dois últimos desenhos é na Travessa Silvio Ribeiro. É uma ruazinha apertadíssima e sem iluminação no centro da cidade tomada por Grafittis de ambos os lados. Durante o dia tem um certo fluxo de pedestres, mas ainda assim a rua abriga pedintes, drogados... Dá para passar tranquilamente, mas confesso que cheguei perto de um infarto para fotografar esses. Aliás, perdão pelos péssimos ângulos.

No álbum do flickr tem mais um monte de Graffitis desse lugar, incluindo Bin Laden e Amy Winehouse.



Esses dois ficam em baixo da Ponte Construtor João Alves, que liga Aracaju a Barra dos Coqueiros. É pertinho da minha casa, sempre passo por ai. Nesse lugar funciona um Centro promove a prática de esportes com crianças, estou para visitá-los faz um tempão, saber como funciona... essas coisas, mas sempre esqueço. Por aí tem um monte de Graffitis, cada dia aparece uma intervenção nova que dá um colorido charmosíssimo ao lugar!


Essa foi a inspiração da conversa. O primeiro desenho que prestei atenção aqui em Aracaju, fica na orlinha do Bairro Industrial.

Todas as fotos foram tiradas nas ruas de Aracaju - Sergipe e em lugares que eu tenho acesso fácil. Há muitos outros desenhos lindos, mas são onde eu só passo de ônibus e não dá para pedir: "Ei, motorista! Para ai rapidinho que eu vou fotografar e volto já.". Quando for aparecendo mais lugares e imagens bacanas, eu atualizo no flickr. ADICIONA LÁ!

Espero que tenham curtido e recomendo que prestem mais atenção na ARTE das ruas de suas cidades. Um agradecimento especial a minha mãe que me acompanhou em todas as fotos e não deixou que eu desistisse de fotografar ruazinhas esquisitas, prestou atenção nos carros quando tive que parar no meio da avenida para bater alguma foto e deu dicas de lugares ótimos. 

Ah, esse post tem tudo a ver com a temática Coragem, mais um para a tag. Agora corre no blog da Moema e vê as fotos dela!

Se alguém conhecer o autor de algum dos Graffitis que fotografei pode dizer e os créditos serão devidamente postados.


7 on 7: 
(Lorena - 2012) Julho - Agosto - Setembro - Outubro - Novembro - Dezembro
(Regina - 2013) Janeiro - Fevereiro - Março - Abril - Maio - Junho