11 de setembro de 2012

Boneca de luxo

Eu falo dormindo, levanto para comer no meio da noite e não lembro, e todas essas coisas esquisitas que as pessoas fazem durante o sono. De qualquer forma, a última coisa que eu quero ver - na vida - ao levantar no meio da noite são bonecas.

Criei esse medo esquisito depois de grande, não sei quando, mas sinto uma agonia enorme ao dá de cara com pares de olhos me encarrando. É meio Toy Story, tenho quase certeza que elas ficam falando de mim enquanto eu durmo. 

Eu já conhecia a Blythe, de vista. E nessa de navegar na blogsfera vi que existem pessoas completamente apaixonadas por essa coisinha esquisita com cara de “eu vou te asfixiar com seu travesseiro”.

Nina03_large

As Blythes (pronuncia-se "Blaite") foram lançadas em 1972,  pelo designer Allison Katzman e comercializada nos E.U.A. pela Toy Company Kenner, mas a época não fizeram o sucesso esperado. Sua característica mais marcante e notável eram os olhos que mudam de cor e posição ao puxar de uma corda amarrada à parte traseira de sua cabeça. Devido à falta de interesse e o fato da boneca assustar as crianças, a Blythe saiu de linha após um ano de seu lançamento. Durante alguns anos, as Blythes eram apenas conhecidas por alguns colecionadores de bonecas.

Kenner 1972

Em 1997, produtora de TV e video Gina Garan conheceu as Blythes através de uma amiga que lhe mostrou a boneca no eBay por achar que se parecia com ela. Com uma câmera antiga e sem conhecimento nenhum em fotografia, ela passou a fotografar a boneca em suas viagens e em 2000 lançou o livro com essas fotos, o This Is Blythe.

A partir daí aquelas bonecas que foram rejeitadas décadas atrás passaram a valer pequenas fortunas.

Essa é a Red Deliciuos, lançamento desse mês da Hasbro. Com a taxa de conversão Real-Euro de hoje ela custa uma média de R$ 570,85. Praticamente um salário mínimo brasileiro.

Hoje em dia essas bonequinhas são sucesso absoluto e têm preços astronômicos. As donas tratam as suas como filhas, investem em roupas, acessórios e todo tipo de coisa. Existem sites fãs, encontro entre as donas, mil e um projetos de moda/arte usando as Blythes. Dê um Google e confira.

7760173156_0f403c6182_z_large 

Tumblr_m6yzmhnrsz1rvymgvo1_1280_large

40532465365890364_juo4gcbk_f_large

Confesso que procurando informações para o post eu fiquei menos assustada com elas, mas eu ainda lembro da Noiva do Chuck quando vejo. E não consigo entender como adultos pagam tão caro em uma bonequinha esquisita... gosto é gosto, sem dúvidas.


Fontes
- As imagens foram do We heart It 
- História na Wikipedia e We Loves Blythe Br