9 de novembro de 2012

Chá de Chapeleiro: Musas do Pop

Aproveitando que elas estão vindo fazer show no Brasil e hoje são sem dúvidas  umas das maiores divas da música pop Madonna e Lady GaGa, hoje o chá de Chapeleiro trás uma coluna especial falando sobre elas, mulheres que mudaram o rumo da indústria Pop.

Madonna surgiu no cenário da música na década 1980 onde lançou uma série de álbuns dançantes e bem sucedidos que a trouxeram a popularidade. Os números comprovam a grandeza da carreira dela: São 12 álbuns sendo que mais de 300 bilhões vendidos em todo mundo - o que a fez levar o título de mulher mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records - 20 prêmios no VMA (de 68 indicações!), 7 prêmios Grammys (o oscar da música) e um globo de ouro de Melhor Atriz Comédia Musical por seu papel em Evita. 


Mas o que realmente destacou Madonna e dá a ela o título de rainha do pop, além desses números gigantescos foi a ousadia e a coragem de quebrar preconceitos e tabus. Exemplo disso foi na música "Like a Virgin", com alto teor sexual feminino que levantou revolta de grupos conservadores, a música  "Like a Prayer" que teve o clipe condenado pelo vaticano por conter símbolos religiosos como insígnias e cruzes em chamas, o álbum America Life onde foi taxada de antipatriota onde crítica o estilo de vida de seu país. Ame ou odeie, é inegável que Madonna é sempre foi uma mulher destemida e a frente do seu tempo e por isso detém o título de rainha.  

Like a Prayer - um dos momentos mais polêmicos da carreira da cantora 
controversos  da história da música pop. 

E há quatro anos atrás com um hit grudento o "Just Dance" surgia aquela que é cotada como a mais provável substituta do título de rainha do Pop: Lady GaGa. Assim como Madonna carrega consigo muitos que a amam e que a odeiam, números impressionantes e uma série de polêmicas na curta carreira. Se Madonna é considerada a rainha por revolucionar o mundo Pop, Lady GaGa pode ser considerada a substituta por levantar um gênero que estava morrendo. Graças a GaGa o pop se transformou e se reinventou. A influência de Lady Gaga vai além da música. Ela também é um ícone e fashion e responsável por mudar a maneira de fazer videoclipes. 

Grandes produções, visuais diferentes e histórias bizarras: Os elementos básicos de de Lady GaGa que mudaram o jeito de fazer videoclipes. 

De roupas assinadas por estilistas famosos ao polêmico vestido de carne: GaGa também inova e dita moda.


Porém muita gente considera que GaGa é uma cópia e não tem força suficiente para substituir o posto de rainha e algumas recentes entrevistas de Madonna que vem alfinetando Lady GaGa  servem ainda mais para apimentar a disputa. Eu acho que GaGa tem força, voz, talento e criatividade suficiente para dividir o posto de rainha, mas só o tempo dirá se ela conseguirá manter uma carreira tão sólida como a de Madonna. 

@MilAlices
@ninafreitas