15 de novembro de 2012

Indignação define



Eu tinha um milhão de coisas para postar hoje, inclusive sobre o Amigo-Livro. Mas, já tremi de raiva, xinguei todos os palavrões que conheço, tentei ser educada e discuti com pessoas por causa do caso de plágio que descobri essa tarde. Esse twett de ontem, tarde da noite, define tudo que eu sinto com relação ao meu trabalho no Mil Alices.

Sim, considero isso um trabalho. Não no sentindo de "merda, tenho que trabalhar na segunda", mas levando isso aqui a sério e fazendo o que tenho de melhor. E se essa página não for boa, terei um problema, por que escrever é a única coisa que sei que faço bem.

Então, a raiva foi passando... As pessoas me fizeram rir da situação e me ocorreu uma coisa: 
A pessoa se deu ao trabalho de copiar algo que eu escrevi. Sabendo que Direitos autorais são protegidos pela lei 9610/98; que copiar arquivos sem prévia autorização é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal Brasileiro cabendo pena de reclusão; que o blog é licenciado por Creative Commons e que toda e qualquer reprodução (mesmo com créditos) é proibida. Certo, tudo bem. Eu sou uma escritora muito BOA!

Fora isso, eu tenho três anos de Mil Alices, mais de cinco de blogsfera, eu deveria ter me acostumado como toda essa situação. - Ciúmes também define isso. - Eu não teria chegado onde cheguei/chegamos plagiando outros blogueiros. Podem procurar em todos os quase trezentos posts desse blog. Se algum não tiver todos os créditos devidos eu tiro o Mil Alices do ar. Estou falando sério.

Essa imagem é desse post do blog da Camila Paier.

Clarice Lispector deve estar quebrando muito copos lá em cima, sim Camila! Hoje eu quebraria computadores. Confesso um pavor em publicar meus textos, em publicar Coragem. A gente labuta, perde sono, aguenta dor de tendinite e faz anotação em caderninhos no ponto de ônibus e então alguém copia e cola.

Eu não perco muita coisa com plágio. Continuarei escrevendo - já que faço isso por simples paixão - e meu textos continuaram acomodados na minha gaveta. Mas, esse ainda é o principal motivo para que eu não publique meus contos e poesias no blog. Esse é o principal motivo de não ter disponibilizado os primeiros capítulos de Coragem para vocês lerem. 

Por que quem plagia não perde o sono escrevendo, nem tem taquicardia quando descobre que copiaram sua propriedade intelectual... eu sim. Só sinto informar que amanhã ou depois eu serei reconhecida por uma coisa que eu fiz, eu sei que faço bem e posso dizer que trabalhei pelo que tenho. Por que para mim, Plágio é a mesma coisa que roubo, só muda o objeto.


Minha palavra final sobre tudo?

Parabéns aos plagiadores! 
Vocês conseguem tirar do sério, qualquer pessoa.




UPDATE!
Eu já editei esse post duzentas mil vezes e eu espero que esse seja o último update. Foi tudo tão chato, rápido e com final feliz que minha indignação variou de 0 a 100 e de 100 a 0 em menos de 24 horas. 

Por registro para a posteridade e para quem não acompanhou a situação via redes sociais, foi mais ou menos assim: 

Ontem à tarde, tentei criar um Tumblr para o Mil Alices, mas a URL “milalices” já estava sendo usada e quando fui ver do que se tratava, uma pessoa estava utilizando não só Mil Alices, como alguns trechos meus. 

Eu fiquei louca de raiva, fiz um escarcéu. Entrei em contato com Tumblr, alguns leitores e amigos começaram a caçar a pessoa responsável pela internet e as coisas saíram um pouco do controle. 

Hoje cedo à pessoa me mandou um e-mail se retratando e excluiu a conta. Segue e-mail e pedido de desculpas dela: 
"Lorena, venho por meio deste email me desculpar pelo acorrido. O tumblr que atualmente está sob minha responsabilidade já foi desativado. A ideia dele veio já de outras pessoas como se faz nos tumblrs e se divide a moderação, mais já tinha coisa de um ano que eu apenas cuidava dele, quando entrei para participar do tumblr tinha apenas 15 anos e não fazia ideia da gravidade disso, até por que eu não sabia do seu blog. 
Enfim, peço mil perdões e sobre o tumblr já retirei do ar, eu não te bloqueei no twitter até pq eu não tenho o utilizado mais as atualizações iam direto pra lá." 

Então, para mim, está tudo encerrado e da melhor forma possível. Obrigada a quem se comoveu e a campanha #MilAlicesJáTemDona no twitter. Caso algo semelhante ocorra conto com vocês!


A partir de hoje o endereço milalices.tumblr.com pertence a esse blog! Em breve novidades por lá. Aguardem cenas dos próximos capítulos.