28 de janeiro de 2013

Chá de Chapeleiro: And the Oscar goes to...

Início de ano e começa a temporada de premiações do cinema: Oscar, Globo de Ouro, Bafta, SAG's e por ai vai. Tem muito cinéfilo que torce o nariz para esse tipo de premiação, afinal quase sempre acabam sendo injustas e imparciais, não são democráticas  - praticamente só filmes americanos concorrem - e muitas vezes premiações são levadas para o lado político . Acho que a melhor forma de encarar esse tipo de premiação é como puro entretenimento. É bacana torcer, fazer apostas, discutir cinema, além dos tapetes vermelhos com todo charme de Hollywood. 
E hoje dedico o post aos indicados  e os possíveis vencedores de algumas categorias do maior prêmio de cinema do mundo, O Oscar.


Melhor Filme
A maior categoria, vem com nove filmes concorrendo ao posto de melhor do ano. Trás a indicação surpresa de uma  história de amor e devoção entre pai e filha que precisam lutar contra a miséria em a "Indomável Sonhadora" que tem como principal destaque a atuação de uma garotinha de seis anos. Outro destaque de fortes atuações- além da categoria principal concorre a todas as categorias de atuações - vem na comédia romântica "O Lado bom da Vida". Tem política americana no polêmico "A Hora mais escura" retratando a caçada a Osama Bin Laden e a história da mais importante e uma das mais queridas figuras da política americana, em "Lincoln" do vetereno Spielberg. Conta com as adaptações do clássico de Victor Hugo em forma de musical, no grandioso "Os Miseráveis" e a do livro de Yann Martel no visualmente fantástico as "Aventura de Pi". Fechando a lista  tem o filme austríaco vencedor da palma de ouro em Cannes "Amor", o violento faroeste de Tarantino "Django Livre"  e a consagração de Ben Affleck como diretor no premiadíssimo e impressionante "Argo".

Confesso que assisti poucos filmes entre os indicados, principalmente pelo fato da demora dos filmes entrarem em cartaz no Brasil e eu não gostar de assistir filmes pirateados de qualidade ruim e pelo fato da minha cidade não ter outra opção de cinema além do Cinemark que insiste manter quase toda programação dublada. Nada contra que curte as dublagens, mas eu detesto. Acho as vozes das dublagens brasileiras repetitivas e chatas e esse recurso acaba tirando a graça de boa parte das atuações.

Lincoln, o grande favorito da noite.
Quem deve levar:  Lincoln
Provavelmente o prêmio ficará nas mãos de "Lincoln". O filme que conta a história do ex-presidente, focando na sua luta pela libertação dos escravos é o favoritíssimo  afinal concorre a incríveis 12 categorias, faz louvor a um querido personagem da história Americana (e o Oscar é extremamente político), foi dirigida pelo consagrado Steven Spielberg, conta com uma atuação primorosa do sempre incrível Daniel-Day-Lewis e de todo monstruoso elenco.

Melhor diretor

Quem deve levar: Spielberg
Provavelmente a categoria que teve mais surpresas entre os indicados. Afinal nomes cotados para o prêmio como Affleck, Kathryn Bigelow ("A Hora Mais Escura") , Tarantino ("Django") e Tom Hooper ("Os Miseráveis")  ficaram de fora. Entre os indicados além de Spielberg estão Michael Haneke ("Amor"), o azarão Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora"), o já esperado Ang Lee ("As aventuras de Pi") e David O. Russell ("O lado bom da vida).

Melhor Ator

Quem deve Levar: Daniel-Day-Lewis

Até pra quem não assistiu Lincoln mas já viu algumas coisas sobre o filme (o que é o meu caso) sabe que Daniel-Day-Lewis encarnou o ex-presidente americano. Favorito absoluto ao prêmio, provavelmente no dia 24 de fevereiro, data de entrega da premiação, Lewis será o primeiro a levar três estatuetas da categoria para casa e mais uma vez se confirmará como o maior ator vivo de Hollywood. Os outros concorrentes são Denzel Washington ("Voo"), Hugh Jackman ("Os miseráveis") ,Bradley Cooper ("O lado bom da vida") e Joaquin Phoenix ("O mestre").

Melhor Atriz

Quem deve levar: Jessica Chastain

Na minha opinião a categoria mais imprevisível, afinal esse ano não teve nenhuma atuação feminina forte absoluta. Uma das favoritas ao prêmio e é em quem aposto minhas fichas é  Jessica Chastain, a atriz do momento que vem fazendo uns 5896 filmes por ano. Ela vem abocanhando grande parte dos prêmios desse ano e em cinco anos de carreira no cinema já conseguiu duas indicações ao Oscar. Porém também temos o favoritismo da nova queridinha de  Hollywood, a carismática Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida"), que acabou de ganhar o SAG's. Nessa categoria ainda concorrem a mais nova atriz a disputar a estatueta, Quvenzhané Wallis - hoje tem nove anos, mais na época das filmagens tinha apenas seis - e a mais velha a disputar a categoria,  a francesa Emmanuelle Riva de 85 anos (e pra quem vai a minha torcida). Fechando a lista tem a adorável Naomi Watts pelo belíssimo papel em "O impossível". 

Melhor Atriz Coadjuvante:
Anne e o trófeu do Globo de Ouro
Quem deve levar: Anne Hathaway (Os Miseráveis).

 É queridinha, boa atriz, comercial, passou fome para o papel e ganhou quase todos os prêmios que concorreu... Tudo o que o Oscar adora. E ela merece né? :)
Concorrem: Sally Field ("Lincoln"), Jacki Weaver ("O lado bom da vida"), Helen Hunt ("The sessions"), Amy Adams ("O mestre").

Melhor Ator Coadjuvante:
Tommy, vivendo Thaddeus Stevens em Lincoln.
Quem deve levar: Tommy Lee Jones.
Provavelmente o Oscar vai abraçar Lincoln,  ele acabou de ganhar o SAG's e é favorito.
Concorrem: Philip Seymour-Hoffman ("O mestre"), Robert De Niro ("O lado bom da vida"), Tommy Lee Jones ("Lincoln") e Alan Arkin ("Argo").



Melhor Animação:
Estamos na torcida pelo Stop-Motion do Tim :)

Quem deve levar: " Frankenweenie" (Tim Burton).
Filme bonitinho, gostosinho,  que faz referências a vários filmes de terror antigos e tecnicamente impecável. Ah, queria destacar que achei "Valente" bem decepcionante se tratando de Pixar.
Concorrem: "ParaNorman", "Piratas pirados!", "Detona Ralph", "Valente".

Filme estrangeiro: Quem deve levar: "Amor" (Áustria)
Uma das categorias mais óbvias. Vale destacar a lamentável falta do francês Os Intocáveis entre os indicados.
Concorrem: "No" (Chile), "War witch" (Canadá), "O amante da rainha" (Dinamarca), "Kon-tiki" (Noruega).

Emmanuelle Riva, no filme austríaco "Amor".


Algumas outras categorias e nossos palpites:

Melhor Roteiro Original:  Quentin Tarantino ("Django livre")
Melhor Roteiro adaptado: Chris Terrio ("Argo")
Canção Original:  "Skyfall", de "007 - Operação Skyfall" – Adele
Trilha Sonora Original: Mychael Danna ("As aventuras de Pi")
Efeitos visuais: "As aventuras de Pi"
Figurino: "Anna Karenina"
Maquiagem e cabelo:  "O Hobbit: Uma jornada inesperada"
   
 Vale lembrar que a data da cerimônia será dia 24 de Fevereiro e claro, o Alices estará acompanhando tudo :)

@Ninafreitas