27 de fevereiro de 2013

Futuro Best-Seller: NaNoWriMo

Um dica - que eu tenho que seguir - para quem quer/gosta de escrever é o NaNoWriMo. Conheci o Projeto no blog Conversa Cult em Novembro do ano passado. Por falta de tempo e ene motivos acabei não participando. 


Certo, gata, bom para você! Mas, que diabos é NaNoWriMo?

National Novel Writing Month - ou NaNoWriMo, para os íntimos - em bom português é o Mês Nacional para escrever romances. É um projeto americano, onde você tem que escrever uma história com 50.000 palavras de 1° a 30 de Novembro - uma média de 1.666 palavras dia -, do começo ao fim.

O projeto tem um site oficial onde você se candidata e tem acesso a fóruns de discussão sobre escrita, pode compartilhar trechos e ir informando seu progresso no NaNo. A intenção é estabelecer metas e consegui levar a ideia da cabeça para o papel.

Você não será punido por forças ocultas caso não alcance a meta, não precisa entregar um livro pronto e revisado em 30 dias, mas também não ganhará nada (financeiramente falando) em troca. Além, claro, da Satisfação de puta merda eu consegui!!

Se serve de incentivo a Meg Cabot, a Erin Morgenstern, a Stephenie Perkins e o Neil Gaiman já participaram!

Gostou do desafio? É só acessar nanowrimo.org e se inscrever. No site dá para participar de Forúns de discussão, cadastrar dados sobre o livro, interagir com outros loucos escritores... acaba sendo um incentivo para não surtar.

Para não dizerem que só comentei os pontos positivos... eis um porém: Coragem já chegou a 42.907 palavras, eu comecei a escrever em Março de 2012 e ainda não cheguei nem no meio da história. Ou seja, escrever 50.000 palavras em um mês é praticamente sobre-humano!!


Não desistam... Nós conseguimos!

Aah, o Site é em inglês, mas você não é obrigado a escrever em inglês. O que vale é a quantidade de palavras escritas. E com alguma força de vontade (mais!) dá para se virar no site e usar o Google Translator de suporte.

Em 2013, - sim é um projeto anual! - o NaNoWriMo continua em Novembro, mas Abril e Julho acontecem o Camp NaNoWriMo. Que é uma edição light do oficial, para quem não tem tempo em Novembro.


Boa parte das informações desse post foram dos blogs Nem um pouco Épico e Conversa Cult. Você acessa o Site Oficial do NaNoWriMo aqui.