15 de abril de 2013

Futuro Best-Seller: Tenha um beta

Nunca mais escrevi essa tag porque não tenho escrito muita coisa ultimamente, dessa vez o problema é tempo.

Um coisa que eu aprendi com fanfic e sei que dá muito certo é ter um Beta. Não, não é o peixe.

Beta é alguém que lê seu texto antes de finalizado e emite uma opinião a respeito, corrige alguns erros... seu editor particular.

Isso é a solução dos meus problemas, mas pode ser o problema de algumas pessoas.

Tenha algumas coisas em mente:

Escolha alguém que entenda alguma coisa de escrita, que leia muito ou saiba bem português. Não adianta pedir ajuda para alguém que não entende do assunto.

Esteja aberto a críticas. A ideia é que o Beta fale mal mesmo. Diga o que não está bacana e o que pode melhorar... ele está fazendo o que seus leitores farão depois, você querendo ou não.

Discuta a temática do livro e não só o texto. Se você vai falar do preço do tomate de drogas, converse sobre isso com seu beta, com seus amigos.

Escolha mais de uma pessoa. Com opiniões totalmente diferente. Um homem e uma mulher, com idades diferente, por exemplo.

Não espalhe aos quatro ventos as partes do seu livro/texto. Depois de finalizado, ok. Mas, durante o processo... uma, duas, no máximo quatro pessoas é o melhor. Opinião demais também não é bacana.

O mais importante, um Beta - normalmente - não recebe nada para betar um texto, então não faça deles escravos particulares, ok? hahaha  E muito Obrigada a sortuda - cof. cof. - que beta Coragem, Regina!


- Todos os posts dessa série aqui.