1 de outubro de 2014

CHAPADA DIAMANTINA - Bahia! ~ dia 2 :)

Rio Marimbus. Imagem: João Pedro Oliveira

Essa semana eu comecei a contar sobre minha última viagem para a Chapada Diamantina (leia o primeiro post aqui). Esses posts fazem parte do Guia Bahia, meu "diário de viagens" sobre dias bons e aleatórios na Bahia.

Dia 2 - Rio Marimbus e cachoeira do Roncador

Esse dia nós preferimos comprar um pacote avulso do grupo Sergipano. Fomos com a Zen Tour para um passeio no "Pantanal da Chapada": O rio Marimbus, depois passamos um tempo na cachoeira do Roncador e terminamos com um almoço colonial sensacional em uma fazenda que recebe/hospeda turistas.

Esse é um roteiro super light, legal para quem tá com criança ou tá cansado de caminhar tanto. O carro da Agência nos pegou por volta de 8 da manhã na pousada, nosso guia foi o Leo. Um regueiro com direito a dreads no cabelo e sotaque beeeem baiano, ele é nativo de Lençóis e conhece a região como ninguém. 

Seguimos de carro até o povoado quilombola de Remanso, eles tem uma associação que organiza os passeios de canoa pelo rio marimbus. A gente tem a oportunidade de conhecer o pessoal, conversar com os guias e aprender sobre a fauna e a flora da região por quem mais entende.

Falsas vitórias-régias do Rio Marimbus. Foto: João Pedro Oliveira

A segunda parte é um passeio de canoa pelo Rio Marimbus, primeiras fotos desse post, onde a gente pode ver a natureza bem de perto, tirar muitas fotos e, no meu caso, jogar a câmera dentro do rio.

Como o rio é impróprio para banho, seguimos com uma caminhada parte por dentro do rio (delíicia) parte por dentro da mata. A trilha é plana e sem pedras, super leve. Por um motivo óbvio e clichê, a gente consegue ouvir a cachoeira do roncador de loooooooooonge. O barulho é altíssimo e a cachoeira é a lindeza a seguir:

Cachoeira do Roncador. Imagem: João Pedro Oliveira

Passamos algum tempo na praia da cachoeira: tomando banho de rio, cuja temperatura faria inveja ao Jack de Titanic, pegando um sol e as vezes um chuvisco ou jogando conversa fora e tirando fotos (menos eu, que a essa altura já tinha afogado minha câmera).

A praia da cachoeira do Roncador é um ponto muito visitado, inclusive por pessoas que não fizeram o passeio de canoa. Encontramos um pessoal que estava fazendo a trilha de motocross e outra galera que estava fazendo uma trilha entre as cidades de Andaraí e Lençóis de bike. Outra opção aos mais aventureiros é fazer um passeio semelhante, mas à cavalo. Todos essas opções são fáceis de contatar com as agências de viagem da região ;)


Esse trajeto foi um passeio super relaxante de um dia inteiro, porque o trajeto de carro durou por volta de uma hora e o passeio de canoa durou duas horas para ir e duas horas para voltar. Foi ótimo por que já estávamos acabado da viajei até Lençóis e da caminhada do dia anterior inteirinho, além de que conseguimos nos alimentar corretamente nesse dia, coisa que as outras trilhas não permitiu.


Amanhã sai o post do 3° e último dia da viajem!
Sai mesmo que esse já tá escrito e programado ;)