Observação:
Esse texto foi escrito a duas mãos, melhor, a quatro mãos. Lorena e Regina dividiram o texto com a seguinte legenda:
Opinião da Regina - Opinião da Lorena - Opinião do Mil Alices
Depois de quase dez anos de espera, finalmente podemos retornar a Terra-Média com "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada".
Muito aguardado pelos fãs dos filmes de O Senhor dos anéis e do escritor J.R.R. Tolkien, o Hobbit conseguiu corresponder a praticamente todas as expectativas que giravam em torno dele.
"Cri cri críticos" tem criticado - em minha opinião, muitas infundadas - sobre a longa duração do filme (170 min.) e da QUALIDADE (sim, eles reclamaram da qualidade) da filmagem, que para eles tornaram a projeção visualmente cansativa. Não levem a sério. Como todos os filmes, possuem alguns erros mas nada que estrague mais uma obra-prima assinada por Peter Jackson.
Quem é FÃ de Tolkien já se emociona nos momentos iniciais do filme: A presença de Frodo Bolseiro e do velho Bilbo, criam um link sensacional com O Senhor dos Anéis. A fotografia impecável, como era de se esperar, faz da Nova Zelândia as Terras Médias da realidade.
A história se passa 60 anos antes de Frodo e da jornada do anel, onde o jovem Bilbo é convocado pelo mago Gandalf para uma aventura com 13 anões, com o objetivo de retomar a terra onde viviam os anões e suas riquezas, tomada pelo temível dragão Smaug.
O ponto alto do filme é justamente o protagonista. Bilbo que por si só é um personagem incrível (não é atoa que é o meu personagem favorito escrito por Tolkien) é interpretado perfeitamente pelo ator inglês Martin Freeman, que conseguiu transmitir todo carisma e humor que existe no personagem.
Outro acerto foi na escolha dos treze anões, bastante simpáticos e também carismáticos, com destaque para o líder o sério e guerreiro Thorin, Escudo de carvalho (o Aragorn desse filme). E é a relação dos Anões com o centrado e metódico Bilbo que dá toda a graça as cenas.
Os anões que por sinal sempre foram a maior preocupação do diretor Peter Jackson, pela dificuldade em apresenta-los e dirigi-los deram um show a parte. A cena onde os anões vão chegando na casa do Bilbo e são apresentados foi criticada por muitos que a consideraram arrastada, porém pra quem é fã de Tolkien foi impossível não gostar. Peter conseguiu transmitir o tom cômico, leve e divertido que fazem parte da alma dos anões e as duas canções (que no livro são uma constante) foram sensacionais.
Os anões que por sinal sempre foram a maior preocupação do diretor Peter Jackson, pela dificuldade em apresenta-los e dirigi-los deram um show a parte. A cena onde os anões vão chegando na casa do Bilbo e são apresentados foi criticada por muitos que a consideraram arrastada, porém pra quem é fã de Tolkien foi impossível não gostar. Peter conseguiu transmitir o tom cômico, leve e divertido que fazem parte da alma dos anões e as duas canções (que no livro são uma constante) foram sensacionais.
Uma grande proeza da equipe de Jackson é a construção dos elfos. Todo mundo sabe que elfos não envelhecem, mas os atores (meros mortais) sim. A magia do cinema conseguiu trazer os mesmo atores que vivem Elrond, Galadriel e cia, com a mesma aparência (melhor, talvez) que em O Senhor dos Anéis.
Uma das cenas mais marcantes do filme sem dúvidas é o encontro entre Bilbo e Gollum, onde Bilbo "rouba" o anel. O jogo de charadas mostra toda a sagacidade do Hobbit e a ótima atuação como sempre do ator Andy Serkis que vive o Gollum. Além disso a cena conta com alta tecnologia que permite vermos um Gollum mais detalhado e realista que o da saga dos anéis.
Apesar da minha paixão declarada por Tolkien e Peter Jackson (diretor, sensacional, do filme) há algumas coisas que realmente incomodam no filme:
Por vezes, o roteiro se arrasta, não há cena desnecessária e eu nunca me canso das Terras Médias, mas para quem não é fã declarado e louco fica bem difícil de acompanhar. Desde o começo essa era intenção do Peter Jackson e não se torna, em si, algo ruim. Acho que tem que ter preparo físico e algum amor para acompanhar, garanto que vale a pena. Imagina assistir a trilogia completa?
(Spoilers, pule esse parágrafo) Há umas ceninhas bem clichês (O que foi aquela pedra Indiana Jones matando Orcs?); A companhia de Thorin, nunca e jamais, se machuca, por mais inacreditável sejam suas proezas; Gandalf o, salvador da pátria, cinzento, SEMPRE aparece quando tudo parece perdido. Que
Infelizmente nem eu e nem a Lorena assistimos na tecnologia de 48 fps, pois por aqui em Aracaju
De qualquer forma, nada disso chega a estragar o filme. Só não poderia deixar de comentar. Você, com toda a certeza, vão sair do cinema com um sorriso de Cheshire e uma vontade louca de ver Samung acordar, no próximo filme.
@milalices



Não vejo a hora de ver logo. Adorei sua resenha! Super bem escrita e sincera. ;)
ResponderExcluirBeijos, Romário.
www.naomeentendamal.com.br
Melhor comentário sobre o filme não poderia existir! Concordo com tudo que foi dito, e acho que O Hobbit é acima de tudo uma celebração para os fãs da obra do Tolkein, feito por um fã. Os que algumas pessoas estão reclamando, eu tô achando completamente sem fundamentos algum. O que me dá mais raiva é a galera comparado a história de O Hobbit com a de SdA, gente, é um livro completamente diferente, são outros tempos, são outros personagens, enfim, é outra história.
ResponderExcluirE QUE VENHA O SAMUNG ACORDANDO!!!
Exatamente isso Victor... O filme ficou tão legal por ser feito de um fã, para nós fãs :D
ResponderExcluirTenho muita vontade de assistir a esse filme, mesmo que eu ainda não tenha lido o livro ><' (tenso) Gostei muito da opinião de vocês!
ResponderExcluirAbraços.
Entre Livros e Livros.
musicaselivros.blogspot.com
Pra eu deixar de ver algum filme é porque ele não tem um enredo muito interessante ou não faz meu "tipo". A questão das críticas não me fazem não ver um filme, eu gosto de ler as criticas e tirar minhas próprias conclusões depois ^^
ResponderExcluirAdorei o que contou.
quero ver mais ainda agora.
:**
Quero muito ver esse filme mesmo. Ótimo post :)
ResponderExcluirlovelyblogcarol.blogspot.com
Hey, eu postei uma crítica desse filme no meu blog também :3 Não pude ver em HFR e nem ao menos em 3D, mas estou muito louca para conferir e vou ver se ainda esse ano consigo rever o filme nessa qualidade. Acho que a duração infelizmente foi um problema e não acho que tenha sido tão obra prima quanto O Senhor dos Anéis, mas no mais, acho que concordo com vocês meninas, O Hobbit é um ótimo filme (:
ResponderExcluirBeijos, Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net
Não sei se Peter Jackson um dia repetirá a proeza de SdA, mas O Hobbit pode se enquadrar perfeitamente em "um ótimo filme".
ExcluirBeijo! :)
Estou louca pra ver, eu só li coisas boas sobre. E sou fã de Senhor dos Anéis, tenho que ver urgente! Adorei a resenha!
ResponderExcluirbjoks
Bom, deu mais vontade ainda de assistir!
ResponderExcluirEsse fds foi bem ruim por aqui, entao nao deu animo! sem contar que estaria lotado, entao prefiro esperar mais um pouco.
Quero ver em 3d, os cenarios sao belissimos msm!
Beijos!
Costumo esperar uns dias para ver o filme e pegar uma sessão mais vazia, mas não consegui esperar por O Hobbit. hahahah
ExcluirBeijo!