Nunca mais escrevi essa tag porque não tenho escrito muita coisa ultimamente, dessa vez o problema é tempo.
Beta é alguém que lê seu texto antes de finalizado e emite uma opinião a respeito, corrige alguns erros... seu editor particular.
Isso é a solução dos meus problemas, mas pode ser o problema de algumas pessoas.
Tenha algumas coisas em mente:
1° Escolha alguém que entenda alguma coisa de escrita, que leia muito ou saiba bem português. Não adianta pedir ajuda para alguém que não entende do assunto.
2° Esteja aberto a críticas. A ideia é que o Beta fale mal mesmo. Diga o que não está bacana e o que pode melhorar... ele está fazendo o que seus leitores farão depois, você querendo ou não.
3° Discuta a temática do livro e não só o texto. Se você vai falar do preço do tomate de drogas, converse sobre isso com seu beta, com seus amigos.
4° Escolha mais de uma pessoa. Com opiniões totalmente diferente. Um homem e uma mulher, com idades diferente, por exemplo.
5° Não espalhe aos quatro ventos as partes do seu livro/texto. Depois de finalizado, ok. Mas, durante o processo... uma, duas, no máximo quatro pessoas é o melhor. Opinião demais também não é bacana.
O mais importante, um Beta - normalmente - não recebe nada para betar um texto, então não faça deles escravos particulares, ok? hahaha E muito Obrigada a sortuda - cof. cof. - que beta Coragem, Regina!
- Todos os posts dessa série aqui.
meu anteprojeto na faculdade tive um anjo amigo chamado Márcio que sempre lia meus textos antes de eu enviar ao professor kkk me ajudou muito!
ResponderExcluirHahaha muito bom, adorei! Olha, vivo tendo uns insights bacanas (minha opinião) para o meu futuro romance, tão futuro que nem no papel ele chegou ainda. Muito do principal ainda falta, quanto mais um beta... Mas já está na minha listinha para quando o livro finalmente começar a ser escrito. ;-)
ResponderExcluirBj, Livro Lab
Oi Lorena!
ResponderExcluirtempo anda virando preciosidade, né?
Mas é assim mesmo! Só não pode esquecer de viver.
Quanto ao Beta, não sabia que existia, e agora que sei, adoro a existência dele!
Acho que eu daria um bom beta :P
me encaixei aí...já comecei a escrever um livro certa vez, mas tá arquivado em algum cd de backup, incompleto.
:**
É um beta é muuuito importante mesmo!
ResponderExcluirQuando escrevi mais fazia meus amigos de beta. Eles eram os melhores. Agora... pouca escrita e nenhum beta. Ahahahah...
Beijos
Pâmela Rodrigues
Blog: Liste & Realize
Página no Facebook
Olá, adorei seu blog, ia sair sem comentar, pq seila.. '-' mas enfim, quis comentar pq gostei mesmo. Beijos
ResponderExcluirOpinião é tudo e ao mesmo tempo nada. Muito bom seu texto! E vi que leu cidade de deus... é sensacional esse livro!
ResponderExcluir